sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CFR - SETI - Universidade Sem Fronteiras

    Em 2009, tivemos o privilégio de iniciar nosso projeto "Resgate dos valores e princípios da produção agroecológica familiar através dos jovens da Casa Familiar Rural utilizando os instrumentos da pedagogia da alternância", através do Programa Universidade Sem Fronteiras, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI.
    Está sendo uma experiência maravilhosa para nossa equipe, com grandes desafios a serem superados juntamente com nossos agricultores familiares, mas também com momentos gratificantes e de imensa alegria, que certamente todos vamos levar para sempre em nossos corações.
    Neste ano que passou, realizamos as visistas diagnósticas nas propriedades familiares de nossos jovens da CFR, o planejamento e a preparação de nossos jovens para as reuniões em 18 comunidades estratégicas, em 6 municípios atendidos por nossa equipe (Turvo, Pitanga, Santa Maria do Oeste, Palmital, Laranjal e Goioxim).
    Representou momentos de reflexão junto as famílias rurais, sobre a importância de uma organização comunitária comprometida na superação dos desafios no desenvolvimento de práticas mais sustentáveis à agricultura familiar e a importância dos princípios da agroecologia, e a busca de alternativas de comercialização que realmente desenvolvam um mercado justo, de valorização da família e dos produtos da agricultura familiar.
    A qualidade de vida do pequeno produtor rural e as perspectivas do jovem rural sobre sua permanência no campo, foram amplamente discutidas com as famílias.
    A conquista da liberdade dos produtores rurais através de práticas agroecológicas, sustentáveis e que permitam um melhor aproveitamento dos recursos da propriedade, através da diversificação e de um sistema de produção integrado, foi pautada como meta de fundamental importância para a sobrevivência da agricultura familiar.
    Assim, para 2010, nossa expectativa é excelente. Aguardamos o retorno das propostas de trabalho das associações e comunidades visitadas em 2009, para efetivar as práticas de acordo com as necessidades e a realidade de cada local, além de definir as propriedades e datas estratégicas para as práticas, para que todos os produtores possam acompanha-las.
    Também, temos como meta para este ano, o desenvolvimento de cursos e oficinas de capacitação de produtores em manejo de pastagens, visando práticas de manejo e recuperação de pastagens de forma agroecológica, e o Pastejo Racional Voisan.
    Agradecemos aos nossos parceiros nesse projeto, especialmente às Prefeituras Municipais de Palmital, Santa Maria do Oeste, Turvo, Laranjal, Pitanga, Goioxim, Marquinho, Boa Ventura do São Roque, aos Escritórios Regionais da Emater de Palmital, Santa Maria do Oeste e Turvo, ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria do Oeste e às Associações de Produtores das comunidades visitadas. Também, um agradecimento carinhoso e todo especial às famílias de nossos jovens da CFR, que têm realmente participado conosco na formação de seus filhos, acreditando em nosso trabalho e nos recebendo de braços abertos em suas propriedades. A vocês que nos acompanham nessa caminhada, nosso muito obrigado!
    Então, vamos ao trabalho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário